segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pascoa 2012


Só mesmo quem participa e está frente a frente dessas crianças, jovens idosos, deficientes que recebem nossa ajuda em uma data especial sabe o que vou dizer. Poderia ser mais um dia em “branco”, sem alegria e esperança para eles, mas não! 

Não somos os bons, os fortes, os invencíveis, ricos, muito menos melhores. Somos iguais, isso é fato! Sorte, oportunidade, educação? Não sei se é isso o que temos de diferente, mas acredito de coração que eles também podem ser o que somos... pessoas boas! É difícil ver uma garota de 17 anos com dois filhos, recebendo um ovo de pascoa para os pequenos, mas com aquele olhar de “eu também quero”... é de voltar para casa pensando.

Crianças que nos esperam ansiosamente por dias e que sabem que não vamos falhar!, descem correndo um barranco enorme, com pedras, buracos escadas e atravessam uma pinguela a mil por horas só por ouvirem o barulho dos nosso carros chegando carregados de boa intensão. Educadas e curiosas elas nos abrançam e nos beijam sem ao menos saber o que receberão naquele dia. Nesta parada nós mudamos a historia, reconstruímos a casa deles em um dia com ajuda de todos, acompanhamos aos poucos o progresso da família, seja no simples ato da mãe começar a lavar as roupas das crianças, não deixando que elas usassem até ficar em condições terríveis para depois jogar no quintal (é isso acontecia) ensinamos também a cuidarem das plantas e recolher o lixo.

Com uma casa e condições minimas de higiene e segurança, afastamos o medo das crianças serem recolhidas e também segundo elas proprias, não são mais motivo de brincadeiras e chacotas dos coleguinhas da escolha por não terem um lugar para morar. Com essas mesmas crianças educamos uma nova geração, ensinamos nossas crianças a dividirem seus brinquedos e conhecer uma outra realidade.

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado!
Nós acreditamos e temos uma coisa nem todos tem....ATITUDE! 

Parabéns a todos os amigos que ajudaram direta ou indiretamente nesta ação!

Renatinho

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pesca Esportiva - Presidente Epitácio

Sempre quando programo uma viagem, penso no lugar, como chegar o que fazer e com quem...isso é fato! Esse ultimo ponto é bem complicado, pois não é tao simples assim arrumar cia para viajar. Um pode, outro não, um quer uma coisa o outro não gosta e assim vai. Claro que com o tempo você vai fazendo amizades, conhecendo pessoas com gostos parecidos e criando um fiel grupo de amigos. 

Bem.... apesar da façanha do ano passado (viajar para o exterior com 17 amigos) e todos deixarem suas esposas, namoradas, etc aqui.. eu não duvido de mais nada!! Desta vez arquitetei tudo para uma viagem algo mais ligth e com pessoas que é diversão garantida.

Partimos para Presidente Epitácio, Eu, meus irmãos e o grande amigo Rafa Martin (o pescador) para uma pescaria esportiva de tucunarés.. já na rodoviária a primeira surpresa deles... eu não comprei ônibus leito como disse... e tomei umas porradas por isso e por rir muito! mas muito mesmo! ficaram zangadoooss!

O tempo passa.. passa e nada de chegar..quando vem a outra surpresa! Não eram 6 horas como disse e sim 10 longas horas dentro de um bus lotado! Mais zangadoss ainda! Eu rindo muito, pois sabia que valeria a pena leva-los comigo (se fosse diferente disso eles não iam).

Sem muito tempo para bagunçar.. viemos aqui para conversar ou pescar?rs Deixamos as malas, tomamos um café e partimos para o rio apos arrumar as tralhas. O tempo estava feio e parecia que ia fazer muito frio. Dois barcos, com dois piloteiros e nos dividimos. 
Sem vento e com a água do rio parada as coisas começaram a melhorar para a gente, pegamos três grandes tucunarés azul. Pose para a foto e de volta para o rio eles vão.
No outro barco as coisas não estavam tão boas..rsrsr Mas nas pescarias exercitamos uma coisa chamada paciencia e quem espera sempre cansa..ops...alcança!
Não tenho muito que falar deste fantástico lugar onde a natureza é generosa demais! Os únicos peixes que não foram devolvidos ao rio, foram os que comemos no almoço. Um suculento file de tucunaré e no outro dia uma grande piranha. Sentados no barco, fazendo um churrasco de peixe, ouvindo as historias simples e divertidas dos pescadores (piloteiros) não tem preço. 
Como sabem, eu gosto muito de fotos e videos, então desta vez resolvi inovar um pouco. Levei duas câmeras de não, uma Samsung e uma GoPro que fixei no suporte próprio dela. Além de gravação e fotos em HD ela é a prova de aguá... no video abaixo consegui um filmagem espetacular do Rafael trazendo um bocudo para o barco...
 
Neste outro vídeo, gravei o Zé, Eu e o Rafa trazendo piranhas enormes para o barco.


Um lugar incrível chamado Presidente Epitácio, onde o rio com 14 km de uma margem a outra divide São Paulo do Mato Grosso, a natureza dispensa comentários, os nativos além de simples e divertidos, são os sábios pescadores. Trabalhavam nas terras antes mesmo de tudo aquilo se tornar rio. No jeito calmo de falar, atento eu ficava para não perder um detalhe das historias, pois são elas que me farão voltar aqui... neste dia quando eu ou eles contarem para alguém.

O que realmente importa não é o lugar, mas sim a jornada! Os tropeços, os tombos, as amizades feitas, as historias vividas, risadas dadas sem motivo aparente, isso é o que vale! Nós poderíamos pegar um avião, viajar poucas horas, chegar pescar voltar e ?? Perderíamos grande parte da diversão...!

Na volta viemos de leito e todos vieram de bem comigo! 
Partir é melhor que chegar!

Simples Assim!
Renatinho