domingo, 17 de outubro de 2010

As margens do Rio Guaíba - POA - RS

“Eu hoje acordei.....Querendo ver o mar...
Mas eu moro bem no meio de uma selva de pedra...
O pôr do sol no rio é que me faz sonhar....
Quem nunca imaginou pegar onda no Guaíba?!”

Acredito que muitos de vocês já ouviram essa musica, não por gostar do “Armandinho”, mas de tanto que tocou nas rádios quando lançada! Bem a idéia hoje não é falar dá musica, mas sim da cidade que serviu de inspiração.. a Grande Porto Alegre no RS.

 Ainda na Argentina estava arrumando alguns detalhes da viagem que faria um dia depois da volta para Sampa.. estava a caminho de POA, mas desta vez estaria indo sozinho..  Mochila pronta e já no aeroporto de GRU comecei a rabiscar algumas cosias para o blog, mas fui interrompido por um “Overbooking” na Cia Aérea e tive que correr para pegar carona numa outra Cia aera..

Já em POA a primeira impressão foi de uma cidade grande, mas com aquele clima de interior onde a qualidade de vida fala mais alto, nada de muito transito, muitos parques, ruas muito arborizadas e gente bonita! Instalado e com alguns contratempos no hotel, fui para a “praia” um enorme calçadão as margens do famoso rio Guaíba.. o mesmo citado na música..

O lugar estava deserto (Gasômetro), pois estava uma ventania danada fui conhecer outros lugares fechados, o museu Mario Quintana, um museu militar que achei por curiosidade, boa comida (um pouco sem sal) rs mas bons restaurantes, muitos shoppings..
Não sei se dá para compara a vida noturna de POA com a de SP, mas posso dizer que é bem legal, rs... muitos bares, casas noturnas e ao mesmo tempo aquele clima que falei..meio do interior.. O tempo lá estava doido, chuva, calor e frio no mesmo dia e por isso não dava par se planejar muito bem.
O domingo amanheceu do jeito que os gaúchos gostam, dia bonito de sol. mas gelado...na parte da tarde voltei a margem do Guaíbão..rs.. e gostei de a cultura dos gaúchos onde homens, mulheres, velhos e crianças mantendo a tradição do chimarrão, muita gente e grandes grupos ficam nas margens do rio batendo papo e esperando o por do sol chegar...
Fiquei quatro dias em POA, mas que valeram.. não consegui conhecer as serras dessa vez, devido alguns problemas técnicos...mas é bom, pois  assim tenho um motivo para voltar. 
Sou sim.. um patriota de carteirinha!
Fui!!!! Renatinho.

domingo, 3 de outubro de 2010

"Você conhece São Paulo?"

Depois de umas longas férias voltar ao trabalho não foi nada fácil! Demorei uma semana para entrar no ritmo, se atualizar dos assuntos, ler todos os e-mails, parar de falar das viagens. Mas o assunto de hoje é outro! Logo depois de voltar de férias estava no msn conversando com uma amiga falando de trilhas, viagens roteiros quando ela me perguntou..” você conhece São Paulo? Pensei antes de responder... e percebi que conhecia muito pouco sobre a cidade onde moro e alguns turistas conheciam mais que eu..

Desse papo algumas idéias começaram a surgir, o Google começou a trabalhar nessa hora, pesquisas, roteiros, destinos e aquele clima das férias estavam voltando.. parecia que estava saindo de férias novamente.. Os primeiros destinos começaram a aparecer levando em conta a premissa que todos os roteiros terão que ser feito utilizando transporte publico e sem gastar muito! Aiii começou a ficar interessante!

Fiquei muito animado com as inúmeras possibilidades que tinha em mãos e começamos já no sábado seguinte em uma região de SP. Fiquei curioso para conhecer o aquário de São Paulo e outros pontos próximos... o ponto de encontro foi na barra funda e partimos de metro com alguns mapas na mão.

Para começar já desembarcamos em uma nova estação do metro, uma caminhada de uns 15 minutos e estávamos no aquário de SP (www.aquariodesaopaulo.com.br) um bairro residencial bem tranqüilo de fácil acesso.  Lá dentro, além de diversas espécies de peixes, é possível encontrar pingüins, uns morcegos gigantes e outros mamíferos.

O aquário simula um submarino e com isso temos visão de todos os lados inclusive à cima de nós dando uma sensação que realmente estamos submersos.
Outra coisa interessante foi ver os tucunarés (assunto de outros posts) nadando tranqüilamente, sem se preocupar em morder minhas iscas artificiais (Pesca esportiva depois soltava todos).
Foi divertido e curioso esse aquario, até uma replica da base do Brasil no polo norte tinha.. parada para o lache e vamos seguir com a caminhada...sentido ao ipiranga! As construções antigas me fez esquecer que estava em SP...o que se vê muito também nessa região são igrejas, enormes igrejas em belas construções.

Logo se passaram mais uns 15 minutos de caminhada chegamos ao Museu da USP e ao Museo de Zoologia de SP.. bem.. esse museu é impar! desde o jardim as salas subterrâneas com um rico material e muito bem cuidado...fazia muito tempo que não ia até lá, então valeu o relembrar! Aconselho a todos passar um dia por lá, ainda mais com um dia ensolarado como este!
Esse foi o primeiro "mochilão" por são paulo utilizando o transporte publico e sem gastar muito, essa é a idéia!! Bem agora é mochila nas costas e bota no pé (pode ser um all-star mesmo)...rs falando o nisso, terraço Itália que me aguarde né Hadinha?! rs

Renatinho!