segunda-feira, 2 de março de 2009

Chapada Diamantina

A trilha no parque nacional da Chapada Diamantina foi a mais punk que já fiz (Jan/07) até hoje, mas é compensadora por suas belezas naturais em uma região de serras, situada no estado da Bahia, com as mais belas paisagens e com uma vegetação é exuberante.

Chegando em Lençóis, parei em um hotel para descansar de todo rolo do aeroporto (6 horas de atraso) e saborear a famosa pizza na pedra, infelizmente nem deu para curtir mais o maravilhoso hotel (Canto das Águas) construído as margens do rio que corta a cidade, próximo Igreja Nossa Senhora do Rosário e ao mercado cultural.

Bem, o galo acorda bem cedo por lá, (5hrs) e avisa que esta na hora de pegar a mochila e literalmente colocar os pés na estrada ou trilha se preferir. A cada km percorrido uma surpresa, algumas coisas causam espanto de tanta beleza, no total percorri 72km passando por Lençóis, Andaraí, Guiné, Mocugê, Vale do Capão, Geais do Vieria, Vale do Pati e Igatu.

Não vou conseguir mostrar tudo que vi neste lugar, pois algumas imagens estão apenas na minha memória, mas vou descrever rapidamente o que vi e por onde passei nestes dias de muita paz.

Após atravessar o Vale do Capão (10 km), que fascina tanto pela beleza que pela energia que circulam entre seus morros. ( Três irmãos e morro do Pai Inácio) cheguei a Gerais do Vieira (foto).

Foi bem difícil atravessar este imenso platô, atravessado por vários rios, vegetação rasteira e com o sol que não dava trégua, assim, os incêndios destroem anualmente tudo que vem pela frente.
Esta caminhada pelos Gerais do Vieira e do Rio Preto para avistar o Vale do Pati, foi considerada uma das mais belas do Brasil. Agora já em estou em "Beco do Guiné", na Serra do Sincorá, parada para o descanso depois da caminhada de (18 km), mas perto da saída para Mucugê.

Bem, se eu fosse escrever aqui cada lugar, cada coisa que vi neste lugar, essa postagem teria inúmeras páginas, então vou resumir essa maravilha com mais algumas fotos. Se um dia tiver a oportunidade, visite e faça essa trilha, que está muito bem conservada e preservada.

Na foto a cima, tirada de cima do Morro do Pai Inácio, tem os mais bonitos e importantes pontos naturais que merecem ser visitados. São eles: Cachoeira da Fumaça (400 metros de altura), Poço Encantado (Itaetê. A luz do sol, que atravessa o poço, revela águas de um azul indescritível e rochas a 40 m de profundidade), Poço Azul (Nova Redenção - Mergulho Permitido), Pratinha (Iraquara - Possui águas cristalinas impressionantes, oferece atividades como flutuação, tirolesa e mergulho), Poço do Diabo, Cachoeirinha e para mim uma das mais curiosas coisas que já vi é a a cidade de IGATU - A Machu Picchu baiana, as ruínas da vila nem de longe se assemelham as ruínas sagradas dos Incas, no Peru. Coincidências a parte, não precisamente em Igatu, mas em um vastíssimo sertão de "uma cordilheira de montes tão elevados.

Essa ficou literalmente registrada (+ de 700 fotos)rs.. e repito, se tiver a oportunidade, vá, faça a trilha e conheça esse lugar mágico e único. Basta ter um mochila nas costas, bota nos pés e muito espírito aventureiro. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário