sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mergulho Livre

Para aqueles que gostam de uma boa aventura, de conhecer lugares novos ai vai mais uma dica! Faça um curso de mergulho livre e conheça o Litoral Norte de SP é fantástico!

Fiz um curso gratuito de uma semana pela prefeitura de Guarulhos, um rápido treinamento teórico e depois as aulas praticas na piscina de um clube. Impressionante como tudo é questão de treino e concentração, no primeiro dia, nem respirar fora da água eu conseguia direito...rs no segundo, já respirando na água, não conseguia atravessar 10 metros.. mas incrivelmente no ultimo dia eu estava chegando a 50 metros..

Vale lembrar que a pressão da água da piscina não é nada comparada a pressão da água do mar. Dentro da piscina fizamos um trabalho forte de respiração, principalmente para sabermos onde armazenar o ar, até nas costas conseguimos deixar uma reserva de ar (técnica utilizada por cantores) e que nós conseguimos armazenar até 5 litros de ar dentro do nosso corpo.

Eu, Cesar e Paulo, pegamos a entrada sentido litoral norte (Ubatuba) para o batismo, saímos um dia antes e paramos em Caragua, fizemos um churrasquinho na noite de sabado e no dia seguinte saímos cedo até o local marcado. Equipamentos nas mãos e muito sono, pois logos nas primeiras horas do dia já estávamos dentro da escuna.
Confesso, tenho um certo medo do Mar, pois como dizia meu pai “O mar quer quem sabe nadar, pois quem não sabe, já é dele”... segui o procedimento para pular na água com os equipamentos e "vaii" estou eu lá na água fria! Para ter o bastismo concluido, cada um teve um objetivo, eu tive que ir buscar a faca do meu instrutor a 6 metros de profundidade nesta agua da foto acima, lá, centenas de espécies de peixes passavam por mim, assustados mas curiosos. Demorei para equalizar os ouvidos na descida (cada 2 metros) caso contrario eu poderia estourar meus tímpanos.

Recuperei a faca e o batismo foi concluido!!! Agora é hora de comemorar! Fomos ate a Ilha Anchieta, onde lá ainda existe as ruínas de um antigo presídio (construído em 1902), e a desativação do presídio ocorreu após a sangrenta rebelião de junho de 1952. Um lugar muito bem conservado, vejam as fotos..
Fizemos um churrasco, descansamos na praia, dormi num barco, limpamos tudo pegamos a escuna e voltamos pra casa!! Mesmo se nao fizer o curso ou batismo, vá conhecer esse lugar maravilhoso, aqui pertinho de nós!

Renatinho...