sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Rock In Rio Lisboa - Eu Fui!

Essa é antiga, mas há tempo que estou querendo falar sobre ela. Em 2004, eu e meu grande amigo Renner (irmão mesmo) comentamos algo de assistir o Rock In Rio Lisboa e como sempre o assunto começou e parou minutos depois. Dias depois ele novamente tocou no assunto, mas ai com um plus! Sua namorada estava trabalhando em uma Cia Aera e conseguiria pegar passagens mais baratas e logo disse, senta aqui meu amigo vamos conversar.rs. (Se não fosse a Ane)...rs Bem, tínhamos apenas 30 dias para pesquisar tudo, comprar passagens, tirar passaportes, tirar as carteirinhas de alberguistas, de estudante etc..

E não é que embarcamos mesmo? Foram 9 horas e meia de um cansativo vôo, apesar de ter sido tranqüilo, foi cansativo. Mesmo sabendo que Portugal é o país mais pobre da Europa, não se pode comparar com nosso “Brasilzão”, é outro mundo e a principal diferença esta nas pessoas, elas são bem diferentes - falando de educação e cultura.

Vamos andando que precisamos comprar os ingressos para o show, ai depois sim procuraremos o albergue e um lugar para comer. Perdidos, encontramos no primeiro ônibus um rapaz que morou em SP / ZL, muito simpático e prestativo, mudou a rota do ônibus e nos deixou em frente o Shopping para comprarmos os ingressos e fazer umas ligações para o BR.

Almoçamos no MC, e saímos em busca do albergue da Juventude em Lisboa, nos perdemos um pouco, mas o metro te leva para qualquer canto da cidade, e logo nos achamos com os mapas. Uma hospedagem simples, um quarto com 3 beliches e uns armários com cadeados onde dividimos o quarto com um Frances, espanhol um brazuca e um sei lá o que, ele parecia o Slot (guinnies o filme) e não entendia uma só palavra dele.

Foram dias extremamente cansativos, mas ricos e divertidos, acordávamos muito cedo, tomava um café “simples” e saiamos para conhecer a cidade (todos os pontos turísticos) de mochila nas costas com um roteiro feito com aqueles mapinhas da cidade, no final da tarde, voltamos correndo para o albergue tomávamos um banho e íamos para a Cidade do Rock, uma área enorme, com vários palcos, tirolesas, barracas, e muita gente.
Tudo era muito organizado muito limpo, gente de todas as tribos, mas cada um na sua, sem empurra-empurra e muito seguro. Assistimos os shows de Evanescense, Charlie-Brow Jr, Foo-Fightes, (que valeu por todos) e mais algumas bandas locais.

Depois de encerrar o festival, ainda tínhamos um dia e meio para conhecer o que faltava da cidade, principalmente o parque das nações e o oceanário de Lisboa (2º maior da europa), onde fiquei maravilhado com tantas espécies, desde pingüins a tubarões.

Um país lindo, limpo, organizado, justo, digo isso pois logo que chegamos compramos um cartão de transporte publico (sete colinas) que é valido por período, no caso compramos para 7 dias e esse é valido para todos os transportes públicos sem limite diário isso inclui ônibus, metros, bondes, elevadores e estes não possuem cobradores as pessoas são honestas e entram e passam seus cartões sem que ninguém verifique ou fiscalize, o metro é gratuito da 00:00 até as 02:00 da manha, e existe um espaço aberto para idosos e deficientes sem fiscalização nenhuma, todos pegam as filas e entram como pessoa civilizadas pagando suas passagens! Já pensou se fosse assim aqui Brasil? Todos ficariam trabalhando ou na rua até a meia noite para não pagarem seus bilhetes ou passariam pelo acesso dos deficientes.

Infelizmente é assim, os brasileiros são pobres de espírito e de cultura e querem sempre tirar vantagem de tudo e ao invés de procurarem melhorias perdem seus tempos procurando brechas nas leis, ou sei lá no que, para dar o famoso jeitinho brasileiro que é conhecido mundialmente.

Ficamos 7 dias lá, mas fui suficiente para conhecer, admirar e respeitar os português, haaa e quando eles vão contar piadas eles falam “ Tinha um brasileiro, um americano e um japonês...rs claro que o Brasileiro sempre se ferrava...rs

Mais um carimbo no passaporte.
Rock in Rio Lisboa – Renatinho FOI !